Criação de Indicadores (KPI) e Dashboard
Principais Objetivos
- Demonstrar a importância da gestão de desempenho para alcançar resultados;
- Aplicar técnicas, ferramenta e metodologia para elaborar/construir indicadores.
Curso Criacao de indicadores (KPI) E DASHBOARD-v1.00 de CompanyWeb
Apresente mais Resultados
Analisar os pontos cruciais entre a Gestão Preventiva e Corretiva no gerenciamento estratégico, tático e operacional;
O papel e a importância da Gestão por Processos na gestão pragmática;
O aperfeiçoamento contínuo é um dos desafios da alta gestão e das áreas operacionais. Como os indicadores contribuir para o aprimoramento da gestão.
Conteúdo do curso
1- Paradigma da mensuração
- O que é importante tem que ser medido;
- Gerenciamento: o contexto de utilização dos indicadores de desempenho;
- Gestão por resultados nas organizações públicas e privadas.
2- Elaboração de Indicadores
- Eficiência e eficácia;
- Definição do propósito de medição (questão);
- Tipos de indicadores:
. Quanto à perspectiva (indicadores da estratégia). Quanto à dimensão (indicadores de processo). Quanto ao propósito (desempenho ou resultado). Quanto ao tempo (passado ou projeção). Quanto à forma (% ou absoluto) - Referenciais comparativos (mercado ou benchmarking);
- Características de bons indicadores;
- Definição de metas dos indicadores;
- Guia em 4 passos para criar seu indicador;
- KPI – Qual é o melhor indicador?
3- Exemplos de KPI’s e Métricas
Um exemplo prático do uso de KPI, monitoramento (limiar), análise analítica e muito mais.
- Template/Formulário da KPI;
- Gráfico Gauge (velocímetro) para monitorar KPI;
- Gráfico de Linha (Meta x Realizado (Apurado));
- Análise Analítica Apuração (Monitoramento) x Análise Analítica;
- Exemplos: Métricas RH, Financeiro, Logística.
4- Ganho de Maturidade
– Modelo da SEI de maturidade;
– Ciclo do PDCA.
mais conteúdo do curso:
5- Monitoramento da Performance
– Ponderação;
– Cadernos de Métricas;
– Diagrama Causa e Efeito;
– Painel de Controle (‘Dashboard’);
– Limiares (‘thresholds’);
– Reuniões de avaliação de performance: Ações preventivas e corretivas.
6- Técnica para fazer seu Painel de Controle (‘dashboard’)
1- Defina os KPI’s alinhados com: as metas, problemas, projetos/plano de ação, compliance, redução de custos, redução de tempo (‘leadtime’) e outros;
2- Siga o formulário (‘template’) para definir KPI;
3- Defina Limiares (‘thresholds’);
4- Desenhe o Painel de Controle (‘dashboard’) utilizando ‘post-it’).
7- Dinâmica:
– Exercícios de aplicação prática dos conceitos e da metodologia;
– Aplicamos na dinâmica do curso as Melhores Práticas para criar um Painel de Controle (‘dashboard’) que materializa o cenário;
– Na dinâmica, descobramos a estratégia em ações do dia a dia e a representamos em um Painel de Controle (‘dashboard’).
8- Guia de Implementação da Gestão por Indicadores e Resultados
– Um Guia passo a passo para implementar na sua organização a Gestão por Resultados.
Infografico – Guia para Indicadores-v1.00 de CompanyWeb
EAD – Ensino a Distância:
- Investimento: R$ 99,00
- Carga horária: 4 horas (vídeos-aula, material de apoio, exercício e outros)
- Tempo para concluir : 28 dias
- Incluso: 1 hora de mentoria e certificado digital de conclusão
On-line (ao vivo) ou Presencial:
Entre em contato - Criação de KPI
EAD ou on-line?
EAD – Ensino a Distância(método assíncrono)
O profissional faz o curso no seu tempo. Disponibilizamos em nossa plataforma de LMS (Learning Management System) todo o material do curso, como: vídeo aulas, slides, mapas mentais, infográficos, sketchboard, exercício. Para clientes corporativos, enviamos semanalmente relatório com gráficos sobre a participação de seus colaboradores. Conforme o curso, há mentoria, que são sessões com a equipe que produziu o conteúdo para tirar eventuais dúvidas/esclarecimentos.
On-line/ao vivo (método síncrono)
Aqui é a ‘Live’ dos cursos, ou seja, tudo ocorre em tempo real, entretanto, há alguns diferenciais. A plataforma permite interação entre o professor e participantes, por exemplo, com compartilhar da tela, ‘quadro branco’ para esboçar as explicações, realização de enquetes on-line, e os participantes podem em qualquer momento tirar dúvidas e apresentar seus desafios através do microfone, chat, ícones (levantar a mão).
A proposta é levar a experiência on-line o mais próximo da aula presencial e permitir que a tecnologia seja uma aliada na aprendizagem.
Qual diferença?
1) Sobre o conteúdo: é o mesmo conteúdo;
2) Interação no curso on-line: Tem profissional que prefere contato com o professor e os demais participantes. O curso on-line, de 16 horas pode ser realizado em dois dias ou em 4 sessões;
3) Interação no curso EAD: A interação pode ser realizada via mentoria (reunião virtual, pauta: dúvida/esclarecimento);
4) Valor: O curso EAD tem desconto de no mínimo de 50%;
5) Comodidade: No EAD o prazo de conclusão é de 28 dias e pode ser realizado no seu tempo, na sua agenda e em qualquer lugar que tenha acesso a internet;
6) Duração da carga horária: O conteúdo é o mesmo, porém a carga horária (das aulas gravadas e exercícios) no EAD é menor. Pois, na gravação não há interação, interrupções, parada para o café e outros. Há curso de 16 hs no on-line e no EAD são 8 hs, ou curso de 8 hs no on-line e no EAD são 2 hs, por exemplo;
7) Ponto de vista: A escolha é muito pessoal ou econômica.