Design Thinking
Design Thinking é uma das práticas mais utilizadas para buscar inovação, resolver problemas, criar produtos e serviços e subsidiar as equipes a fazerem projetos focados em resultados e no menor custo.
Apresentamos um guia, simples e rápido para levarmos as melhores prática para o seu dia a dia. Através de um estudo de caso as técnicas se materializam, e tudo, torna-se pragmático para gerar as mudanças necessárias para superar os desafios corporativos em reduzir custos, aumenar agilidade e ser mais competitivo.
Este curso tem foco em guiar os profissionais para gerar melhoria ou criar novos processos de negócios utlizando a melhor prática de mercado em inovação.
Conteúdo programático
- Desafios para realizar as inovações e melhorias nos negócios;
- Conceitos principais e realizações com Design Thinking;
- A abordagem do Design Thinking em fases:
Empatia
-
-
- Vamos de fato nos colocar no lugar das pessoas: Identificar os problemas; As necessidades;
- Realizando observações e interações em um nível de abstração para definição de necessidades e insights com o olhar dos clientes e/ou pessoas beneficiadas.
-
Ideação para Inovação
O foco é identificar “quais opções”, depois de ter desenvolvido um senso de significado por meio da abstração e da direção, podem ser soluções tangíveis e com valor agregado para o negócio.
Elaboração
Vamos planejar “O quê desenvolver”, de forma interativa e incremental. O escopo do projeto ou negócio pode não estar tão detalhado, mas tem que ser definido! Então vamos utilizar o PM Canvas!
Implementação
Vamos colocar o planejamento prévio em prática utilizando Scrum para o gerenciamento de tarefas e metas. Definição dos indicadores de performance para medir sucesso.
Evolução
Podemos melhorar? Ou seja, verificaremos como está nosso processo de aprendizagem? E a melhoria geral do projeto? Também realizaremos o monitoramento dos indicadores de desempenho com foco nas restrições do projeto.
4. Caso de Estudo
On-line (ao vivo) ou Presencial:
Entre em contato - Design Thinking
EAD ou on-line?
EAD – Ensino a Distância(método assíncrono)
O profissional faz o curso no seu tempo. Disponibilizamos em nossa plataforma de LMS (Learning Management System) todo o material do curso, como: vídeo aulas, slides, mapas mentais, infográficos, sketchboard, exercício. Para clientes corporativos, enviamos semanalmente relatório com gráficos sobre a participação de seus colaboradores. Conforme o curso, há mentoria, que são sessões com a equipe que produziu o conteúdo para tirar eventuais dúvidas/esclarecimentos.
On-line/ao vivo (método síncrono)
Aqui é a ‘Live’ dos cursos, ou seja, tudo ocorre em tempo real, entretanto, há alguns diferenciais. A plataforma permite interação entre o professor e participantes, por exemplo, com compartilhar da tela, ‘quadro branco’ para esboçar as explicações, realização de enquetes on-line, e os participantes podem em qualquer momento tirar dúvidas e apresentar seus desafios através do microfone, chat, ícones (levantar a mão).
A proposta é levar a experiência on-line o mais próximo da aula presencial e permitir que a tecnologia seja uma aliada na aprendizagem.
Qual diferença?
1) Sobre o conteúdo: é o mesmo conteúdo;
2) Interação no curso on-line: Tem profissional que prefere contato com o professor e os demais participantes. O curso on-line, de 16 horas pode ser realizado em dois dias ou em 4 sessões;
3) Interação no curso EAD: A interação pode ser realizada via mentoria (reunião virtual, pauta: dúvida/esclarecimento);
4) Valor: O curso EAD tem desconto de no mínimo de 50%;
5) Comodidade: No EAD o prazo de conclusão é de 28 dias e pode ser realizado no seu tempo, na sua agenda e em qualquer lugar que tenha acesso a internet;
6) Duração da carga horária: O conteúdo é o mesmo, porém a carga horária (das aulas gravadas e exercícios) no EAD é menor. Pois, na gravação não há interação, interrupções, parada para o café e outros. Há curso de 16 hs no on-line e no EAD são 8 hs, ou curso de 8 hs no on-line e no EAD são 2 hs, por exemplo;
7) Ponto de vista: A escolha é muito pessoal ou econômica.