Curso | Analista de Negócios

  • Em busca de aumentar a produtividade e agilidade do Analista de Negócios, neste curso utilizamos diversas ferramentas e técnicas divididas nas principais áreas de conhecimento da Análise de Negócios.
  • Como elicitar requisitos? Este vem sendo o desafio há décadas. Tratamos deste tema com muito cuidado e através de diversos exercícios praticamos várias técnicas e ferramentas conforme abordado no livro BABOK (framework de melhores práticas para análise de negócio).

1) Papel do Analista de Negócios nas Organizações

  • Desafios e resultados com o Analista de Resultados;
  • Resolvendo problemas de negócios;
  • Foco no negócio;
  • Foco na Análise de Negócios;
  • Definição de soluções para problemas empresariais;
  • Obtenção de requisitos;
  • Facilitador entre o negócio e a TI

2) Framework do Escopo de Atuação do Analista de Negócios

  • Criamos uma estrutura gráfica para definir o escopo, as fronteiras de atuação do Analista de Negócios, Analista de Processos. Uma maneira prática para entender a atuação do Analista de Negócio no cenário corporativo

3) Apresentação do BABoK – Áreas de Conhecimento

  • São 5 áreas de conhecimento do BABok, o livro do Analista de Negócio. É a Áreas de Conhecimentos orientam os analistas de negócios a determinar quais atividades são necessárias para completar um esforço de análise de negócios. Abrange a identificação dos Stakeholders, a seleção de técnicas de análise de negócios, o processo que será utilizado para gerenciar os requisitos, e como avaliar o andamento dos trabalhos.
  • Iremos apresentar as áreas de conhecimento, sua estrutura de entradas e saídas, técnicas/ferramentas.

4) Guia de Utilização do BABoK – Roadmap para as Áreas de Conhecimento e Tarefas

  • Para facilitar o dia-a-dia do analista de negócios, criamos um ‘guia’ exclusivo para orientar a implementação das práticas do Babok no cenário corporativo.

5) Características, Habilidades e Atitudes do Analista de Negócios – BABOk

  • Será abordado as principais Competências Fundamentais do analista de negócios, como:

– Capacidade Analítica;
– Características comportamentais;
– Conhecimento de Negócios;
– Habilidades de comunicação;
– Habilidades interpessoais;
– Aplicativos de software.

6) O Papel do Analista de Negócios em Projetos – Gerente de Projetos e Analista de Negócios

  • Definição dos papéis no dia a dia de projetos do gerente de projetos e analista de negócios.

7) Características dos Requisitos

  • Iremos apresentar de forma dinâmica, como identificar os requisitos, como caracterizá-lo, como elicitar os requisitos na dinâmica do negócio.

8) Ciclo de Vida de Requisitos – BABoK

  • Definir e gerenciar os requisitos através do ciclo de vida do desenvolvimento.

9) Técnicas para Utilizadas nas Tarefas relacionadas ao Ciclo de Vida de Requisitos – BABoK

  • Ferramentas e técnicas essenciais para gerar produtividade para gerenciar o ciclo de vida do requisito. Deste seu levantamento ao teste.

10) Estudo de Caso – Explorando o Ciclo de Vida de Requisitos – Transformando Requisitos em Requisitos de Soluções de TI.

  • Exercício para colocar em prática os conceitos e o babok, transformando os Requisitos em Requisitos de Soluções de TI.

 

On-line (ao vivo) ou Presencial:

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EAD ou on-line?

EAD – Ensino a Distância(método assíncrono)

O profissional faz o curso no seu tempo. Disponibilizamos em nossa plataforma de LMS (Learning Management System) todo o material do curso, como: vídeo aulas, slides, mapas mentais, infográficos, sketchboard, exercício. Para clientes corporativos, enviamos semanalmente relatório com gráficos sobre a participação de seus colaboradores. Conforme o curso, há mentoria, que são sessões com a equipe que produziu o conteúdo para tirar eventuais dúvidas/esclarecimentos.

On-line/ao vivo (método síncrono)

Aqui é a ‘Live’ dos cursos, ou seja, tudo ocorre em tempo real, entretanto, há alguns diferenciais. A plataforma permite interação entre o professor e participantes, por exemplo, com compartilhar da tela, ‘quadro branco’ para esboçar as explicações, realização de enquetes on-line, e os participantes podem em qualquer momento tirar dúvidas e apresentar seus desafios através do microfone, chat, ícones (levantar a mão).

A proposta é levar a experiência on-line o mais próximo da aula presencial e permitir que a tecnologia seja uma aliada na aprendizagem.

Qual diferença?

1) Sobre o conteúdo: é o mesmo conteúdo;

2) Interação no curso on-line: Tem profissional que prefere contato com o professor e os demais participantes. O curso on-line, de 16 horas pode ser realizado em dois dias ou em 4 sessões;

3) Interação no curso EAD: A interação pode ser realizada via mentoria (reunião virtual, pauta: dúvida/esclarecimento);

4) Valor: O curso EAD tem desconto de no mínimo de 50%;

5) Comodidade: No EAD o prazo de conclusão é de 28 dias e pode ser realizado no seu tempo, na sua agenda e em qualquer lugar que tenha acesso a internet;

6) Duração da carga horária: O conteúdo é o mesmo, porém a carga horária (das aulas gravadas e exercícios) no EAD é menor. Pois, na gravação não há interação, interrupções, parada para o café e outros. Há curso de 16 hs no on-line e no EAD são 8 hs, ou curso de 8 hs no on-line e no EAD são 2 hs, por exemplo;

7) Ponto de vista: A escolha é muito pessoal ou econômica.

Gestão por Processos, Performance e ResultadosEADOn-line ou Presencial
1. FAP – Formação Analista de Processos de Negócios-------------Entre em contato
2. Workshop Gestão por Processos-------------Entre em contato
3. BizAgi na Prática | Mapeamento de Processos-------------Entre em contato
4. Analista de Negócios-------------Entre em contato
5. Microsoft Visio Fluxogramas e Processos-------------Entre em contato
6. Elaboração de Indicadores (KPI) e Dashboard-------------Entre em contato
7. Escritório de Processos de Negócios-------------Entre em contato
8. CSC - Centro de Serviços Compartilhados-------------Entre em contato
9. Modelo de Negócios Canvas-------------Entre em contato
10. Business Case
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11. Resolução de Problemas | Método MASP-------------Entre em contato
12. SLA na Gestão de Contratos-------------Entre em contato
13. Design Thinking-------------Entre em contato
14. GMO - Gestão de Mudança Organizacional-------------Entre em contato
15. Inovação com Sprint Google-------------Entre em contato
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