Oficina Governança de TI
Objetivo da Oficina Governança de TI é levar os principais recursos, técnicas, ferramentas, frameworks da Governança de TI para sua organização. Através de dinâmicas, mostramos como a Governança gera ganho, controle e melhoria na gestão e resultados para as organizações. Dividido em 6 módulos, com certeza está experiência irá mudar a forma como você ver a TI e como você poderá usar a TI para elevar o nível de maturidade e qualidade na entrega dos serviços de TI ao negócio.
Módulo 1 – Governança de TI & COBIT
- O COBIT é o livro, guia, framework das melhores práticas para Governança de TI.
- Nosso objetivo é apresentar o COBIT e fazer uma dinâmico de avaliação de maturidade para aumentar a produtividade da equipe e melhorar a gestão de riscos de TI.
- Iremos realizar avaliação/diagnóstico da Governança de TI da sua empresa ou do caso de estudo de um ou mais processo a sua escolha. O resultado será o entendimento na prática que a Governança de TI pode levar para sua organização. Ao final deste módulo você terá um relatório, relação de plano de ação para incrementar o nível de controles, gestão e governança no dia a dia
Conteúdo:
- Introdução a Governança de TI e COBIT
- Governança de TI: Definição
- Governança de TI: Princípios
- Necessidades para Governança de TI e um Framework de Controle
- COBIT Framework:
- COBIT – Valor, Limitações, Componentes e Benefícios
- Premissas e Princípios de COBIT
- Componentes de COBIT:
- Relacionando Metas do Negócio, Metas da TI e Processos de TI
- Framework, Objetivos de Controle e Práticas de Controle
Módulo 2 – PETI – Planejamento Estratégico de TI | COBIT
• O conteúdo é prático e objetivo sobre o assunto são: transmitir conceitos e boas práticas envolvidas, trocar experiências entre os participantes, alinhar expectativas e, principalmente, sensibilizar os participantes da valiosa contribuição deste exercício para o sucesso da área de TI nas organizações.
- Acesso aos melhores métodos para desenvolver o Planejamento Estratégico de TI, alinhado com o COBIT. Neste módulo, apresentamos as técnicas e exemplos práticos. Resultado, você terá condições de replicar este cohecimento na sua organização e terá modelos para seguir e gerar produtividade.
Conteúdo:
- Visão geral sobre Governança Corporativa
- Visão geral sobre Governança de TI
- Introdução ao COBIT
- Planejamento Estratégico de TI segundo o COBIT – Processo P01
- Modelo de maturidade do Planejamento Estratégico de TI
- o papel da estratégia na competitividade
- BSC – Balanced Scorecard: do conceito à implementação
- BSC para a TI
- Modelo Tradicional x BSC no planejamento
- As ferramentas para fazer um PETI – Planejamento Estratégico de TI
- Planejamento estratégico de TI por Lutchen
- As 6 etapas para fazer um planejamento estratégico segundo Lutchen
- Estratégia e o papel da gestão de portfólio de investimento, projetos e serviço
- Preparando um PETI – Planejamento Estratégico de TI
Módulto 3 – Escritório de Projetos | PMI e outros
• A implantação de um Escritório de Projetos (PMO) é melhor estratégia para maximizar os resultados dos projetos. O PMO é responsável por padronizar processos de gerenciamento de projetos utilizando as melhores práticas, desenvolvendo habilidades, selecionando ferramentas de produtividades e otimizando os recursos disponíveis. • O escritório de projeto visa otimizar recursos, dá suporte na tomada de decisão, fornecer controles e garantir que os objetivos estratégicos da organizações sejam alcançados.
- Compreender conceito de um Escritório de Projetos;
- Conhecer as melhores práticas para iImplantação de um Escritório de Projetos;
- Entender como organizar e estruturar um Escritório de Projetos;
- Definição das responsabilidades e do papel de um Escritório de Projetos;
- Como avaliar e fatores críticos de sucesso na implantação de um Escritório de Projetos;
- Liberamos acesso a exemplos de metodologias que podem ser aplicadas no seu escritório de projetos;
- Temos um guia prático com todas as etapas, caminhos críticos, fases para implementar na sua organização o escritório de projetos.
Fundamentos
- Estratégia e seu papel nas organizações;
- Prioridades dos negócios;
- Estratégia e alinhamento com a seleção de projetos;
- Ciclo de vida do PMO;
- Funções do PMO;
- Definição de um Escritório de Projetos.
Implantação
- Nível de maturidade da organização em gestão de projetos;
- Indicadores de Desempenho;
- Passos para implementar um PMO;
- Recursos para o PMO;
- Matriz RACI;
- Responsabilidades por papel;
- Modelo de Maturidade OPM3;
- Definição do tamanho do PMO;
- PMO como Suporte;
- PMO como Controle;
- Métodos do PMO;
- Roadmap de Implantação;
- Estratégia de implementação: Incremental e Revolucionária;
- Fatores críticos de sucesso para implantação do PMO;
- Passo a passo e os entregáveis para a implantação de um PMO;
- Ferramentas para o PMO;
- Possíveis problemas na implantação do PMO.
Módulo 4 – Gestão de Riscos | COSO
- A Gestão de Risco Corporativo/Riscos Empresarial não é mais que modismo, em alguns casos exigência legal ou ainda necessidade de transparência da operação da empresa.
- A adoção da Gestão de Risco Corporativo ajuda a fortalecer a sua Governança e Eficiência Operacional.
- Proporcionando uma maior credibilidade a empresa, a Gestão de Risco Corporativo propicia a busca por investimentos, parcerias e sociedades ou ainda abertura de capital.
- Entretanto, o desafio é fazer uma boa implementação da Gestão de Risco Corporativo, e neste caminho as melhores práticas apontam para o framework COSO ERM (Enterprise Risk Management).
- Na prática nós desenvolvimos com você uma matriz de riscos utilizando as melhores práticas que é o COSO, a principal referência para Gerenciamento de Riscos Corporativos.
Conteúdo:
- Gestão de Riscos, Governança Corporativa e a Governança de TI;
- Componentes do COSO:
- Ambiente Interno
- Fixação de Objetivos
- Identificação de Eventos
- Avaliação de Riscos
- Resposta aos Riscos
- Atividades de Controle
- Informação e Comunicação
- Monitoramento
Módulo 5 – SLA e Gestão por Indicadores | COBIT, ITIL e eSCM
- Neste módulo você terá acesso a planilha, modelos, técnicas e o fluxo do processo para elaborar e monitorar SLA.
Conteúdo:
- O que é SLA?
- Definição de Serviço;
- Definição do nível de qualidade de serviço;
- Gestão de SLA (Service Level Agreement);
- Gerenciamento de Nível de Serviço;
- Como utilizar o SLA como instrumento de alinhamento entre o cliente e o provedor de Serviço;
- Entendendo o Stakeholder e as necessidades do Negócio;
- Características e Componentes do SLA.
- Escrevendo o SLA:
- Definição dos Papéis e Responsabilidades;
- Definindo Requisitos de Negócio;
- Avaliação da capacidade técnica de TI;
- Definindo o nível de qualidade dos serviços;
- Estabelecendo Métricas e Indicadores;
- Estratégias de Negociação de Acordos de Nível de Serviço;
- Fatores Críticos de Sucesso.
Módulo 6 – Fechamento da Oficina
- O Painel de Controle (dashboard) é um instrumento que ajuda alinhar a Gestão & Governança. No final do evento, os participante terão condições de criar o seu.
- Agilidade para a tomada de decisão na TI é tudo que a área de negócio precisa, uma TI ágil e aderente as mudanças.
On-line (ao vivo) ou Presencial:
Entre em contato - Oficina Governança de TI
EAD ou on-line?
EAD – Ensino a Distância(método assíncrono)
O profissional faz o curso no seu tempo. Disponibilizamos em nossa plataforma de LMS (Learning Management System) todo o material do curso, como: vídeo aulas, slides, mapas mentais, infográficos, sketchboard, exercício. Para clientes corporativos, enviamos semanalmente relatório com gráficos sobre a participação de seus colaboradores. Conforme o curso, há mentoria, que são sessões com a equipe que produziu o conteúdo para tirar eventuais dúvidas/esclarecimentos.
On-line/ao vivo (método síncrono)
Aqui é a ‘Live’ dos cursos, ou seja, tudo ocorre em tempo real, entretanto, há alguns diferenciais. A plataforma permite interação entre o professor e participantes, por exemplo, com compartilhar da tela, ‘quadro branco’ para esboçar as explicações, realização de enquetes on-line, e os participantes podem em qualquer momento tirar dúvidas e apresentar seus desafios através do microfone, chat, ícones (levantar a mão).
A proposta é levar a experiência on-line o mais próximo da aula presencial e permitir que a tecnologia seja uma aliada na aprendizagem.
Qual diferença?
1) Sobre o conteúdo: é o mesmo conteúdo;
2) Interação no curso on-line: Tem profissional que prefere contato com o professor e os demais participantes. O curso on-line, de 16 horas pode ser realizado em dois dias ou em 4 sessões;
3) Interação no curso EAD: A interação pode ser realizada via mentoria (reunião virtual, pauta: dúvida/esclarecimento);
4) Valor: O curso EAD tem desconto de no mínimo de 50%;
5) Comodidade: No EAD o prazo de conclusão é de 28 dias e pode ser realizado no seu tempo, na sua agenda e em qualquer lugar que tenha acesso a internet;
6) Duração da carga horária: O conteúdo é o mesmo, porém a carga horária (das aulas gravadas e exercícios) no EAD é menor. Pois, na gravação não há interação, interrupções, parada para o café e outros. Há curso de 16 hs no on-line e no EAD são 8 hs, ou curso de 8 hs no on-line e no EAD são 2 hs, por exemplo;
7) Ponto de vista: A escolha é muito pessoal ou econômica.
Gestão, Governança e Compliance de TI | EAD | On-line ou Presencial |
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1. KPI para TI | R$ 99,00 | Entre em contato |
2. ITIL Implementation | R$ 99,00 | Entre em contato |
3. Compliance & Gestão de Ativos de Software (SAM – Software Asset Management) | Entre em contato | Entre em contato |
4. PETI – Planejamento em TI | ---------- | Entre em contato |
5. Oficina de Governança de TI | ---------- | Entre em contato |
6. Implantação do Service Desk | ---------- | Entre em contato |
7. Construção de Catálogo de Serviços | ---------- | Entre em contato |
8. Auditoria de Tecnologia da Informação | ---------- | Entre em contato |