Curso

Auditoria e

Matriz de Planejamento

Objetivo

  • A proposta desta Oficina de trabalho é apresentar as modernas práticas de auditoria, principalmente no que diz respeito à elaboração das Matrizes de Planejamento, de Achados e de Responsabilização, monitoramento do objeto auditado.
  • A Matriz de Planejamento, que organiza e sistematiza o planejamento do trabalho de auditoria e relaciona, a partir do enunciado do objetivo, as diversas questões de auditoria e, para responder a cada uma, quais as informações requeridas, as fontes de informações, os procedimentos e os possíveis achados, além da indicação do membro da equipe responsável pela execução do procedimento, e do período em que os procedimentos deverão ser aplicados.

Conteúdo programático

1. TIPOS DE AUDITORIA

1.1 Quanto à finalidade
1.2 Quanto à previsibilidade

2. EQUIPE DE AUDITORIA

2.1 Definição da equipe de auditoria
2.2 Indicação da equipe
2.3 Designação da equipe
2.4 Coordenação da equipe
2.5 Apresentação da equipe
2.6 Supervisão dos trabalhos da equipe

3. PAPÉIS DE TRABALHO

3.1 Conceito
3.2 Conteúdo
3.3 Propósitos
3.4 Atributos
3.5 Cuidados na preparação
3.6 Tipos
3.7 Codificação
3.8 Referenciação
3.9 Destinação
3.10 Principais papéis de trabalho

4. PLANEJAMENTO DE AUDITORIA

4.1 Conceito
4.2 Levantamentos preliminares
4.2.1 Conhecimento do auditado
4.2.2 Identificação das áreas/pontos potencialmente significantes
4.2.3 Avaliação dos sistemas de controle interno
4.2.4 Exame das informações obtidas nas etapas anteriores
4.3 Definição do tipo e dos objetivos gerais da auditoria
4.4 Definição do escopo dos trabalhos
4.4.1 Estabelecimento do risco de auditoria
4.4.2 A materialidade
4.5 Definição do perfil da equipe necessária para a fase de execução
4.6 Estimativa de recursos
4.7 Matriz de Planejamento
4.7.1 Objetivo Geral
4.7.2 Questões de Auditoria
4.7.3 Itens de verificação
4.7.4 Identificação de critérios aplicáveis à auditoria
4.7.5 Informações requeridas e fontes
4.7.6 Procedimentos
4.7.7 Técnicas de auditoria
4.7.8 Limitações
4.7.9 Encarregado
4.7.10 Período
4.7.11 Referência
4.8 Definição do cronograma dos trabalhos
4.9 Definição dos destinatários do Relatório de Auditoria
4.10 Elaboração do Plano de Auditoria

5. EXECUÇÃO DE AUDITORIAS

5.1 Obtenção de evidências
5.2 Requisição de documentos e informações
5.2.1 Nota de auditoria
5.2.2 Certificação da entrega
5.2.3 Negação de atendimento
5.3 Guarda de documentos
5.3.1 Conteúdo e finalidade das pastas correntes
5.3.2 Conteúdo e finalidade das pastas permanentes
5.4 Matriz de Achados
5.4.1 Achados de Auditoria
5.4.2 Critérios
5.4.3 Análises e Evidências
5.4.4 Causas
5.4.5 Efeitos
5.4.6 Proposições
5.4.7 Benefícios esperados
5.4.8 Referências
5.5 Discussão da Matriz de Achados
5.6 Boas Práticas
5.7 Matriz de Responsabilização
5.7.1 Achados de Auditoria
5.7.2 Irregularidade
5.7.3 Data (ou período) de ocorrência do fato
5.7.4 Responsável(eis)
5.7.5 Período de exercício no cargo
5.7.6 Conduta
5.7.7 Nexo de causalidade
5.7.8 Excludentes de culpabilidade
5.7.9 Proposta de encaminhamento

6. RELATÓRIO DE AUDITORIA

6.1 Conceito
6.2 Estrutura do relatório

7. Dinâmica

7.1 Aplicação de exercícios e dinâmicas em grupos para praticar os conceitos e consolidar o modelo de auditoria na prática.

On-line (ao vivo) ou Presencial :

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EAD ou on-line?

EAD – Ensino a Distância(método assíncrono)

O profissional faz o curso no seu tempo. Disponibilizamos em nossa plataforma de LMS (Learning Management System) todo o material do curso, como: vídeo aulas, slides, mapas mentais, infográficos, sketchboard, exercício. Para clientes corporativos, enviamos semanalmente relatório com gráficos sobre a participação de seus colaboradores. Conforme o curso, há mentoria, que são sessões com a equipe que produziu o conteúdo para tirar eventuais dúvidas/esclarecimentos.

On-line/ao vivo (método síncrono)

Aqui é a ‘Live’ dos cursos, ou seja, tudo ocorre em tempo real, entretanto, há alguns diferenciais. A plataforma permite interação entre o professor e participantes, por exemplo, com compartilhar da tela, ‘quadro branco’ para esboçar as explicações, realização de enquetes on-line, e os participantes podem em qualquer momento tirar dúvidas e apresentar seus desafios através do microfone, chat, ícones (levantar a mão).

A proposta é levar a experiência on-line o mais próximo da aula presencial e permitir que a tecnologia seja uma aliada na aprendizagem.

Qual diferença?

1) Sobre o conteúdo: é o mesmo conteúdo;

2) Interação no curso on-line: Tem profissional que prefere contato com o professor e os demais participantes. O curso on-line, de 16 horas pode ser realizado em dois dias ou em 4 sessões;

3) Interação no curso EAD: A interação pode ser realizada via mentoria (reunião virtual, pauta: dúvida/esclarecimento);

4) Valor: O curso EAD tem desconto de no mínimo de 50%;

5) Comodidade: No EAD o prazo de conclusão é de 28 dias e pode ser realizado no seu tempo, na sua agenda e em qualquer lugar que tenha acesso a internet;

6) Duração da carga horária: O conteúdo é o mesmo, porém a carga horária (das aulas gravadas e exercícios) no EAD é menor. Pois, na gravação não há interação, interrupções, parada para o café e outros. Há curso de 16 hs no on-line e no EAD são 8 hs, ou curso de 8 hs no on-line e no EAD são 2 hs, por exemplo;

7) Ponto de vista: A escolha é muito pessoal ou econômica.

Governança, Riscos e ComplianceEADOn-line ou Presencial
1. COSO - Gestão de Risco Corporativo e Controle Interno R$ 149,00Entre em contato
2. SOX - Sarbanes OxleyR$ 249,00Entre em contato
3. Lei das Estatais - nº 13.303/16 e seu art. 17, §4ºEntre em contatoEntre em contato
4. Gestão de Riscos Estratégicos baseado no COSO 2017Entre em contatoEntre em contato
5. Lei Anticorrupção (Lei 12.846)Entre em contatoEntre em contato
6. Governança Corporativa em Estatais (segundo a Lei 13.303/16)Entre em contatoEntre em contato
7. Mercado de CapitaisEntre em contatoEntre em contato
8. Programa de ComplianceEntre em contatoEntre em contato
9. Segurança da Informação - ISO/IEC 27002Entre em contatoEntre em contato
10. ISO 31.000 – Gestão de RiscosEntre em contatoEntre em contato
11. Auditoria e Matriz de PlanejamentoEntre em contatoEntre em contato
12. COSO ICIF 2013 - Controles InternosEntre em contatoEntre em contato
13. Programa de Compliance e IntegridadeEntre em contatoEntre em contato
14. Plano de Gestão e Continuidade do NegócioEntre em contatoEntre em contato
15. Divulgação de Informações (Disclosure) – Lei 13.303Entre em contatoEntre em contato
16. Legislação Societária e de Mercado de Capitais – Lei 13.303Entre em contatoEntre em contato
17. Gestão de Riscos de Terceiros (TPRM – Third-Party Risk Management) com chatGPTEntre em contatoEntre em contato
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