Curso
Auditoria e
Matriz de Planejamento
Objetivo
- A proposta desta Oficina de trabalho é apresentar as modernas práticas de auditoria, principalmente no que diz respeito à elaboração das Matrizes de Planejamento, de Achados e de Responsabilização, monitoramento do objeto auditado.
- A Matriz de Planejamento, que organiza e sistematiza o planejamento do trabalho de auditoria e relaciona, a partir do enunciado do objetivo, as diversas questões de auditoria e, para responder a cada uma, quais as informações requeridas, as fontes de informações, os procedimentos e os possíveis achados, além da indicação do membro da equipe responsável pela execução do procedimento, e do período em que os procedimentos deverão ser aplicados.
Conteúdo programático
1. TIPOS DE AUDITORIA
1.1 Quanto à finalidade
1.2 Quanto à previsibilidade2. EQUIPE DE AUDITORIA
2.1 Definição da equipe de auditoria
2.2 Indicação da equipe
2.3 Designação da equipe
2.4 Coordenação da equipe
2.5 Apresentação da equipe
2.6 Supervisão dos trabalhos da equipe3. PAPÉIS DE TRABALHO
3.1 Conceito
3.2 Conteúdo
3.3 Propósitos
3.4 Atributos
3.5 Cuidados na preparação
3.6 Tipos
3.7 Codificação
3.8 Referenciação
3.9 Destinação
3.10 Principais papéis de trabalho4. PLANEJAMENTO DE AUDITORIA
4.1 Conceito
4.2 Levantamentos preliminares
4.2.1 Conhecimento do auditado
4.2.2 Identificação das áreas/pontos potencialmente significantes
4.2.3 Avaliação dos sistemas de controle interno
4.2.4 Exame das informações obtidas nas etapas anteriores
4.3 Definição do tipo e dos objetivos gerais da auditoria
4.4 Definição do escopo dos trabalhos
4.4.1 Estabelecimento do risco de auditoria
4.4.2 A materialidade
4.5 Definição do perfil da equipe necessária para a fase de execução
4.6 Estimativa de recursos
4.7 Matriz de Planejamento
4.7.1 Objetivo Geral
4.7.2 Questões de Auditoria
4.7.3 Itens de verificação
4.7.4 Identificação de critérios aplicáveis à auditoria
4.7.5 Informações requeridas e fontes
4.7.6 Procedimentos
4.7.7 Técnicas de auditoria
4.7.8 Limitações
4.7.9 Encarregado
4.7.10 Período
4.7.11 Referência
4.8 Definição do cronograma dos trabalhos
4.9 Definição dos destinatários do Relatório de Auditoria
4.10 Elaboração do Plano de Auditoria5. EXECUÇÃO DE AUDITORIAS
5.1 Obtenção de evidências
5.2 Requisição de documentos e informações
5.2.1 Nota de auditoria
5.2.2 Certificação da entrega
5.2.3 Negação de atendimento
5.3 Guarda de documentos
5.3.1 Conteúdo e finalidade das pastas correntes
5.3.2 Conteúdo e finalidade das pastas permanentes
5.4 Matriz de Achados
5.4.1 Achados de Auditoria
5.4.2 Critérios
5.4.3 Análises e Evidências
5.4.4 Causas
5.4.5 Efeitos
5.4.6 Proposições
5.4.7 Benefícios esperados
5.4.8 Referências
5.5 Discussão da Matriz de Achados
5.6 Boas Práticas
5.7 Matriz de Responsabilização
5.7.1 Achados de Auditoria
5.7.2 Irregularidade
5.7.3 Data (ou período) de ocorrência do fato
5.7.4 Responsável(eis)
5.7.5 Período de exercício no cargo
5.7.6 Conduta
5.7.7 Nexo de causalidade
5.7.8 Excludentes de culpabilidade
5.7.9 Proposta de encaminhamento6. RELATÓRIO DE AUDITORIA
6.1 Conceito
6.2 Estrutura do relatório7. Dinâmica
7.1 Aplicação de exercícios e dinâmicas em grupos para praticar os conceitos e consolidar o modelo de auditoria na prática.
On-line (ao vivo) ou Presencial :
Entre em contato - Auditoria eMatriz de Planejamento
EAD ou on-line?
EAD – Ensino a Distância(método assíncrono)
O profissional faz o curso no seu tempo. Disponibilizamos em nossa plataforma de LMS (Learning Management System) todo o material do curso, como: vídeo aulas, slides, mapas mentais, infográficos, sketchboard, exercício. Para clientes corporativos, enviamos semanalmente relatório com gráficos sobre a participação de seus colaboradores. Conforme o curso, há mentoria, que são sessões com a equipe que produziu o conteúdo para tirar eventuais dúvidas/esclarecimentos.
On-line/ao vivo (método síncrono)
Aqui é a ‘Live’ dos cursos, ou seja, tudo ocorre em tempo real, entretanto, há alguns diferenciais. A plataforma permite interação entre o professor e participantes, por exemplo, com compartilhar da tela, ‘quadro branco’ para esboçar as explicações, realização de enquetes on-line, e os participantes podem em qualquer momento tirar dúvidas e apresentar seus desafios através do microfone, chat, ícones (levantar a mão).
A proposta é levar a experiência on-line o mais próximo da aula presencial e permitir que a tecnologia seja uma aliada na aprendizagem.
Qual diferença?
1) Sobre o conteúdo: é o mesmo conteúdo;
2) Interação no curso on-line: Tem profissional que prefere contato com o professor e os demais participantes. O curso on-line, de 16 horas pode ser realizado em dois dias ou em 4 sessões;
3) Interação no curso EAD: A interação pode ser realizada via mentoria (reunião virtual, pauta: dúvida/esclarecimento);
4) Valor: O curso EAD tem desconto de no mínimo de 50%;
5) Comodidade: No EAD o prazo de conclusão é de 28 dias e pode ser realizado no seu tempo, na sua agenda e em qualquer lugar que tenha acesso a internet;
6) Duração da carga horária: O conteúdo é o mesmo, porém a carga horária (das aulas gravadas e exercícios) no EAD é menor. Pois, na gravação não há interação, interrupções, parada para o café e outros. Há curso de 16 hs no on-line e no EAD são 8 hs, ou curso de 8 hs no on-line e no EAD são 2 hs, por exemplo;
7) Ponto de vista: A escolha é muito pessoal ou econômica.