Curso  

ISO 38.500 Governança de TI

 

Objetivo
• Apresentar e discutir as principais características, componentes e objetivos da Governança de TI na ISO 38.500;
• Através das dinâmicas os profissionais que participam deste curso tem a oportunidade de unir a teoria e a prática, pois simulamos a criação da Governança de TI para um caso hipotético para ajudar no entendimento dos conceitos e os desafios de implantar governança de TI.

1- Introdução

– A importância e contexto da Governança de TI nas instituições

 

2- Fundamentos

– Modelo e estrutura da ISO 38.500

3- ISO 38.500

 – Escopo
– Aplicação
– Objetivos
– Benefícios do uso da Norma 38500
– Documentos de Referência
– Definições
ISO/IEC 38500: Os Princípios da Governação de TI
A norma ISO/IEC 38500:2008 define seis princípios para a boa governação das TI:
1) Responsabilidade
2) Estratégia
3) Aquisições
4) Desempenho
5) Conformidade
6) Comportamento Humano

ISO/IEC 38500: Avaliar, Dirigir e Monitorizar

a) Avaliara utilização atual e futura das TI;

b) Dirigira elaboração e implementação dos planos e políticas necessários para assegurar que a utilização das TI atinge os objetivos do negócio; e

c) Monitorizara conformidade com as políticas e o desempenho face ao estabelecido no plano.

4- Dinâmica para aplicar os conceitos da ISO 38.500

5- Estratégia de implantação da ISO 38.500

– Metodologia de implementação
– Todas as etapas do projeto ISO 38.500

Carga horária: 16 horas;
Horário INTEGRAL: 9h00 às 18h00.
Horário NOTURNO: 18h30min às 22h30min.

São Paulo – Rua Silvia, 423 – Bela Vista (200 metros da estação Trianon-Masp do metrô).

Material didático (Apostila):

Todo material utilizado neste curso será no formato eletrônico (digital), tais como:

• Apostilas e Guies;
• Templates (modelos de formulários/documentos);
• Resumos;
• Material extra;
• Material complementar;
• Links de fornecedores, ferramentas e técnicas;
• Vídeos e outros.

EQUIPAMENTO:

Cada participante deve levar seu próprio notebook, com acesso a rede sem fio (wi-fi).

Softwares necessários:
– Sistema operacional Windows XP ou superior;
– MS-Office 2007 ou superior;
– Adobe Acrobat Reader;
– Navegadores: Chrome ou Internet Explorer.

* Caso não disponha de notebook, consulte-nos para saber os custos adicionais para a locação.

2 0 1 6
Local Data Período Ação
Integral 20 e 21/Out Qui. e Sex. – 9h às 18h Inscrição
Integral 07 e 08/Nov Seg. e Ter. – 9h às 18h Inscrição
Integral 15 e 16/Dez Qui. e Sex. – 9h às 18h Inscrição
2 0 1 7
Local Data Período Ação
Integral 19 e 20/Jan Qui. e Sex. – 9h às 18h Inscrição
Integral 06 e 07/Fev Seg. e Ter. – 9h às 18h Inscrição
Integral 10 e 11/Abr Seg. e Ter. – 9h às 18h Inscrição
Integral 08 e 09/Mai Seg. e Ter. – 9h às 18h Inscrição

BLOG | últimos posts

Otimização do Service Desk Corporativo

Otimização do Service Desk Corporativo

Como otimizar seu Service Desk? Quais as etapas de projeto de melhoria do Service Desk? Como elaborar um planejamento? E qual o escopo e principais entregas para racionalizar recursos e custos do Service Desk? Assista este vídeo. https://youtu.be/nls4y9CfoC4

ler mais
Exemplo de Dashboard para PMO

Exemplo de Dashboard para PMO

Exemplo de um Painel de Controle (dashboard) para PMO. Três níveis de detalhamento, vc define quais são os principais indicadores para seu Escritório de Projeto, e é possível identificar qual projeto está causando um efeito indesejado. Através da definição de limiares...

ler mais
Verified by MonsterInsights